Baixe o regulamento

A MAIOR ULTRAMARATONA DA AMÉRICA DO SUL ORGANIZADA PELO ULTRAMARATONISTA MARCIO VILLAR

REGULAMENTO  1.000 KM e 500 KM  2022 – BRASIL – ULTRAMARATONA

ITEM 01: Quanto a organização.

       A Marcio Villar Com. de Art. Esportivos e Serviços realizará na cidade Engenheiro Paulo de Frontin – RJ, na Fazenda Lago Azul (Paraíso do cavalo Pampa)  a Ultramaratona  na  modalidade de 1.000 km.

       A prova acontecerá  entre os dias 16 e 25 de setembro de 2022 os 1.000 KM e de 21 a 25 de setembro de 2022 os 500 KM. Esta será realizada com chuva ou  sol, só podendo ser cancelada em caso de condições de catástrofe que coloque em risco a integridade física dos atletas e participantes.

ITEM 02: A Competição

        O referido evento será uma corrida pedestre ( Ultramaratona ), de duração limite de 10 dias, com total liberdade de ritmo.

       Serão declarados vencedores os atletas que percorrem 1.000(mil Km) no menor tempo de até 10(dez) dias e os atletas que percorrerem os 500(quinhentos km) no menor tempo de até 5(cinco) dias.

        O percurso será de 1.380 metros, o total respeito ao meio ambiente é fundamental e nenhum resíduo poderá ser jogado no percurso, o que será penalizado com desclassificação.

        Não será permitido uso de bastão de caminhada ou ajuda externa.

A PROVA TERÁ  LARGADA TODOS OS DIAS AS 06:00H E PARANDO ÀS 00:00 H, NESSE PERÍODO  O ATLETA DEVERÁ TER PERCORRIDO NO MÍNIMO 500 KM NO FIM DO QUINTO DIA PARA OS ATLETAS DA CATEGORIA 1.000 KM, INICIANDO NO DIA 16/09/2022 E TERMINANDO 25/09/2022., OS 500 KM TERÁ LARGADA NO DIA 21/09/2022.

É OBRIGATÓRIO TODOS PARAREM 00:00 H E RECOMEÇAREM AS 06:00H, O ATLETA QUE EM QUALQUER DOS DIAS NÃO ESTIVER NO HORÁRIO DA LARGADA VAI SER CONSIDERADO COMO DESISTENTE.

DO INICIO DO PRIMEIRO DIA  DE PROVA  ATÉ O ATLETA TERMINAR SUA PROVA  É PROIBIDO ABANDONAR O LOCAL,  TENDO ELE QUE TRAZER SUA BARRACA E ACAMPAR NO LOCAL.

ITEM 03: Condições Gerais

        A Prova será regida pelo Regulamento, e aprovada pelo corredor ao inscrever-se no evento.

ITEM 04: Condição de admissão dos participantes

       Será admitido como participante, toda pessoa maior de 18 anos de idade, de qualquer nacionalidade, que cumpra as exigências deste regulamento.

-É OBRIGATÓRIO COMPROVAR TER FEITO PROVAS ACIMA DE 150 KM PARA CATEGORIA 1000 KM E QUALQUER ULTRAMARATONA PARA A CATEGORIA 500 KM.  O COMPETIDOR DEVERÁ  MANDAR SEU CURRÍCULO PARA ANALISE:  ultramarciovillar@gmail.com

     Todos os atletas deverão apresentar ATESTADO MÉDICO entregues na retirada do Kit.

     Qualquer atleta poderá ser submetido a exame antidoping, a critério da organização.

ITEM 05: Horários, programação e limite de participantes:

Largada as 06:00 do dia 16/09/2022 – modalidade 1000 km e 21/09/2022 modalidade 500 km.

Término às 00 :00 do dia 25/09/2022

       Limite de 40 Atletas na modalidade 1000 km e 20 atletas modalidade 500 km.

       Dia 15/09/2022 – Entrega de kit a partir das 14:00 h,  local da prova.

       Dia 15/09/2022 – Reunião Técnica a partir das 17:00 h,  local da prova.

       Dia 16/09/2022 – Primeira chamada aos atletas para posicionamento na linha de largada, às 5:45 h.

       Dia 16/09/2022 – Largada para atletas modalidade 1000 km  às 06:00 h.

       Dia 21/09/2022 – Largada para atletas modalidade 500 km  às 06:00 h.

        IMPORTANTE:

 A premiação será feita logo após o atleta finalizar seus 1.000 Km e 500 km.

 Somente receberão a camisa preta de finisher os atletas que percorrerem 1.000 Km e a camisa cinza de finisher os atletas que percorrerem os 500 km.

ITEM 06: Alimentação / Hidratação

         Alimentação: 24H–Café da Manhã,  Almoço,  Jantar,  Frutas e Hidratação (Água, refrigerante e isotônico)

                            Café da Manhã: a partir das 05:30 h

                            Almoço:  12:30 às 13:00 h

                            Jantar:    19:00 às 20:00 h 

ITEM 07: Identificação do atleta

        O atleta receberá um número que deverá ser fixado em local visível de sua vestimenta.

       Não será permitido correr “sem camisa”e sem o número fixado em local visível, o não cumprimento, acarretará em um 1º advertência, 2º advertência, 3º advertência e desclassificação sumária.

O numero é vitalício, será seu para sempre em todas as provas organizadas pela Marcio Villar Esportes, nunca ninguém correrá com seu numero, somente você.

ITEM 08: Regras da Arbitragem – Cronometragem

        A CRONOMETRAGEM (Tomada de Tempo/km por distância,voltas ou por tempo) será realizada com marcação manual pela organização. Não serão aceitos, em hipótese alguma, resultados marcados por cronômetros, marcações manuais, laps de cronômetro, GPS ou qualquer outro tipo de equipamento dos atletas.

        Somente serão consideradas as voltas completas na contagem da distância final percorrida.

       O atleta ou seu técnico não deverá adentrar a tenda de cronometragem em hipótese alguma.

       Um membro da organização (Árbitro – Ouvidor) receberá as devidas reclamações e as resolverá uma a uma junto a mesa de cronometragem A decisão do Árbitro / Ouvidor é SOBERANA E INCONTESTÁVEL e será acatada pela organização.

        Qualquer tentativa de fraudar o evento, por exemplo:  tentando se desviar do percurso pré-determinado ou qualquer outra atitude que possa ser considerada anti esportiva, será punida com penalidades que vão desde perdas de voltas até desclassificação, a depender da gravidade do desvio cometido e será definido e aplicado pela comissão organizadora.

       Todo atleta se compromete a respeitar rigorosamente esse artigo sob pena de desclassificação sumária.

ITEM 09:Patrocínio Individual

       Respeitada a utilização do número oficial frontal na vestimenta, o atleta poderá utilizar outro espaço das suas vestimentas para seus patrocinadores individuais (shorts, bonés, camiseta, outros).

ITEM 10: Apoio

É facultativo o atleta ter uma pessoa durante toda a prova em seu apoio, somente o atleta pode pegar a alimentação e hidratação no local determinado na pista e toda alimentação e hidratação do apoio é por conta do atleta, sendo proibido o apoio se alimentar com os alimentos da prova, somente o atleta.

ITEM 11:Itens obrigatórios

Barraca

Lanterna

Pilhas sobressalentes  para 10 dias

3 Cobertores térmicos

Apito

Corta vento

Colete Refletivo

ITEM 12:Abandono

        Em caso de abandono voluntário, o atleta deverá comunicar a um fiscal da prova seu número de identificação.

       O atleta que tenha sido afastado da prova por decisão médica, terá retirado o numero do peito.

       Uma vez ocorrido o abandono voluntário ou por razões médicas, o atleta não poderá mais retornar a prova.

        O atleta somente poderá se ausentar da área de competição após autorização formal do diretor da prova.

       O resultado final do atleta que abandonar a prova, voluntariamente ou por razões médicas, será a quilometragem válida até o momento de sua saída, registrada a desistência.

ITEM 13: Riscos da prova

        Por tratar-se de uma prova de alto desgaste físico, cada um dos corredores/atletas inscritos tem total conhecimento dos riscos que a participação na prova pode ocasionar, e para tal, deverá trazer atestado médico que isentará de responsabilidades a organização da prova.

        A organização poderá alterar o traçado do percurso, mesmo após o início da competição, caso se identifique riscos inaceitáveis.

       Todo participante deve saber que participa por sua própria responsabilidade, e que a organização da prova não assumirá nenhuma responsabilidade em caso de desfalecimento físico ou de acidente pessoal, de qualquer natureza.

ITEM 14: Inscrições e Pagamento

       As inscrições deverão ser realizadas através do e-mail:  ultramarciovillar@gmail.com

Valor da inscrição R$2.000,00 na modalidade 1.000 km e R$1.200,00 na modalidade 500 Km.

       Somente o pagamento garante a inscrição do atleta, portanto  após ser atingido o número máximo de atletas, inscrições serão desconsideradas, só será efetuado o pagamento da inscrição após o atleta receber o e-mail informando que foi selecionado.

ITEM 15: Direitos de Imagem

       A Marcio Villar Com de Art. esportivos e Serviços terá o direito exclusivo de uso das imagens da prova denominada  “1.000 Km – Brasil”.  Os participantes autorizam ao se inscreverem que a Ultra Marcio Villar Esportes faça uso de seus nomes e de sua imagem individual e coletiva, para tudo aquilo que diga respeito a sua participação no evento, incluindo uso comercial.

ITEM 16: Premiação Geral

       Todo atleta inscrito receberá uma camiseta alusiva ao evento e uma medalha no fim.

        O troféu será entregue aos 3 primeiros colocados masculino e feminino dos 1.000 km e 500 km.

ITEM 17: Considerações Finais

        A ORGANIZAÇÃO poderá, a seu critério ou conforme as necessidades do EVENTO, incluir ou alterar este REGULAMENTO, total ou parcialmente sem comunicação prévia.

ITEM 18: Direção de Prova

       Diretor da Prova Márcio Villar do Amaral

       Diretor da Prova Aureo Lavinas

ITEM 19: Termo de Responsabilidade Individual

      Estou de acordo com o termo de responsabilidade.

      E declaro que:

      Os dados pessoais que foram ou serão fornecidos para efetivar esta inscrição no evento são de minha total responsabilidade e/ ou de meu representante técnico, dirigente ou coordenador de equipe.

      Li e estou de acordo com o Regulamento do evento, participo do evento 1.000 KM – BRASIL por livre e espontânea vontade, isentando de qualquer responsabilidade os Organizadores, Patrocinadores e Realizadores, em meu nome e de meus sucessores.

      Estou ciente de meu estado de saúde e de estar capacitado(a) para a participação, gozando de saúde perfeita e de haver treinado adequadamente para este evento.

      Assumo ressarcir quaisquer valores decorrentes de danos pessoais ou materiais por mim causados durante a minha participação neste evento, incluindo as eventuais despesas médicas e hospitalares decorrentes do desgaste físico da prova.

      Por este instrumento, cedo todos os direitos de utilização de minha imagem (inclusive direitos de arena), renunciando ao recebimento de quaisquer rendas que vierem a ser auferidas com materiais de divulgação, campanhas, informações, transmissão de TV, clipes, reapresentações, materiais jornalísticos, promoções comerciais, licenciamentos e fotos, a qualquer tempo , local ou meio e mídia atualmente disponíveis ou que venham a ser implementadas no mercado para este e outros eventos, ou nas ações acima descritas realizadas pela Ultra Marcio Villar Esportes e/ou seus parceiros comerciais.

      Assumo com todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação, seguros, assistência médica e quaisquer outras despesas necessárias, ou provenientes da minha participação neste evento; antes, durante ou depois do mesmo.

      Aceito não portar, nenhum tipo de material ou objeto que ponha em risco a segurança do evento, participantes e / ou das pessoas presentes, aceitando ser retirado pela organização ou autoridades das áreas acima descritas.

      Em caso de participação neste evento, representando equipes de participantes ou prestadores de serviços e/ ou qualquer mídia ou veículo, declaro ter pleno conhecimento, e que aceito o regulamento do evento, bem como, a respeitar as áreas da organização destinadas às mesmas, e que está vedada minha participação nas estruturas de apoio a equipes montadas em locais inadequados, ou que interfiram no andamento do evento, e também locais sem autorização por escrito da organização, podendo ser retirado em qualquer tempo.

      E para tanto, estou ciente, de todo o teor do regulamento da prova, bem como, de meus direitos e obrigações, dentro do evento, tendo tomado pleno conhecimento das normas e regulamentações da prova.

Márcio Villar do Amaral
Diretor de prova